domingo, 24 de maio de 2015

ATENÇÃO! Dica importante sobre o Agachamento!




Execução do Agachamento
Fez “quaaaase” tudo certo, pois no fim do movimento ela ENCAIXOU O QUADRIL…
Quando vejo algo assim a primeira pergunta que me vem a cabeça é PRA QUE FAZER ISSO? Eu gostaria muito de entender pra que serve esse encaixe… Para quem não sabe do que estou falando vou explicar… Realizam esse encaixe de quadril ao término da repetição de agachamento, ao fim da fase positiva (subida) onde é feito uma retroversão pélvica… Não sabe o que é retroversão pélvica? Seria como “colocar o rabo entre as pernas….”
Agora me diga, pra que??? Ahhhhh, uma breve ideia passa pela minha cabeça, assim “vai pegar mais glúteoO”??? Pelo amor de Deus… NÃO FAÇA ALGO QUE NÃO SABE PRA QUE SERVE… “Professor, esse movimento pode servir para alguma coisa???” Pode gafanhoto, nesse caso esse movimento ao fim do agachamento pode ser usado para melhorar uma hiperlordose lombar feita erroneamente no exercício, mas é feito e instruído como forma de correção de execução e “sem retificar a coluna”….
Sinta o drama agora, você vai lá com sua coluninha certinha, como abaixo na (figura 01), e ao fim do movimento está realizando o “encaixe de quadril” da (figura 02)… repare nas setas, é o movimento que você faz quando “encaixa o quadril”… Essa retroversão pélvica provocará uma rotação externa no fêmur, que tentará uma rotação externa nos joelhos que descendo mais tentará uma abdução dos pés, mas como isso não será possível devido a postura inicial do agachamento, você estará forçando uma postura que pode acabar comprometendo algumas articulações e padrões musculares…
cuidado com o agachamento
Mas olhe mais pra cima, olhe na sua coluna… Ali está o problema maior… Você provoca uma retificação na sua curvatura fisiológica…
“Mas e daí professor?!” E daí? As curvaturas responsáveis pela dissipação das forças proveniente da ação da gravidade são diminuídas e, consequentemente, ocorrerá em determinados pontos da coluna uma maior incidência de sobrecarga…
Ainda não “sacou” qual é o problema pra sua coluna ao se fazer isso?? Então, Se liga!!!! Você achou uma ótima maneira, um quadro exponencial, ao acometimento de herniações discais no segmento… HÉRNIA gafanhoto… HÉRNIA DE DISCO… A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal… (figura 03)
Com um pouco menos de sorte você consegue uma listese…. Uma escorregadinha de uma vertebra… “Espondilolistese, do grego spondilos, vértebra, e olisthesis, luxação, é o escorregamento ou a luxação de um corpo vertebral sobre o outro” (figura 04)..
Ambos podem te colocar em uma maca pra cirurgia! Imagine qualquer fisiculturista ou algum levantador de pesos profissional realizando essa retroversão de quadril, não iria sobrar coluna pra contar história…
A mensagem que quero deixar aqui, mais uma vez, é que você tem que fazer o que sabe fazer, pare de inventar, pare de copiar e entenda os porquês!
Se você quer mais ativação de glúteo, melhore seu alongamento, corrija suas síndromes de padrões musculares e agacha até o chão poxa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário