Abdominais Todos os Dias… Eis a questão!
Abdominais Todos os Dias… Pode ou não pode??? Sim, não.. Depende… Antes de afirmar algo, vamos pensar?! Respeitando a homeostase que é o “estado de equilíbrio instável mantido entre os sistemas constitutivos do organismo vivo e o existente entre este e o meio ambiente” (TUBINO, 1980), ou simplesmente estado de equilíbrio do organismo…. Quando esse organismo recebe algum estimulo ou seja, um stress (estimulo que quebra a homeostase), este imediatamente dispara um mecanismo compensatório para que seja restabelecido o equilíbrio. Após receber uma sobrecarga de trabalho o organismo inicia sua recuperação.
Analise a figura abaixo, o stress é referido como estimulo e na curva é representado do A ao B, é a fadiga… Do B ao C estamos recuperando e retomando ao nosso estado inicial, tentando reestabelecer a homeostase. Nosso corpo age sempre na defensiva, como já disse antes, quando excitamos a musculatura com o exercício é provocado em nosso corpo uma reação de alarme e esse stress força uma adaptação e compensação, ali nas letras B ao C! Da letra C a D chamamos de SUPERCOMPENSAÇÃO, é onde obtemos ganhos!! Da letra D para frente denominamos destreinamento, significa que o descanso está sendo demais!!
Entendeu nada né?? Vamos entender melhor… Para desenvolvermos uma musculatura da melhor maneira possível treinamos (A-B) e damos ao musculo um tempo de descanso (B-C) e seu corpo em defesa a esse estimulo procura supercompensar o estimulo (C-D), é a SUPERCOMPENSAÇÃO!! O melhor momento para realizarmos um novo estímulo seria exatamente no ponto D, porém dificilmente acertaremos na mosca… um pouco antes, um pouco depois.
O músculo abdominal se recupera de 1 a 2 dias aproximadamente, dependendo do condicionamento da pessoa em questão e da intensidade do estimulo aplicado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário